Deu Branco?

Você já deve ter ouvido essa expressão por aí! Usada quando você esquece de algo ou simplesmente não tem nada a pensar sobre algo!

Dar branco é com ficar em frente a uma folha de papel, sem saber o que escrever ou desenhar! É ficar sem ideias, sem algo para criar.

Talvez aqui more um grande engano de quem quer criar alguma coisa: achar que a criatividade precisa de liberdade total!

E é nessa hora que você trava. E se conseguir fazer algo, vai ser fraco, mais do mesmo.

Tem ocorrido isso com muita frequência em Hollywood. Jogue todas as restrições por cima do ombro! Quero liberdade criativa total! Não a toa, estamos vendo fracassos atrás de fracassos, roteiros desconexos, sem profundidade ou, em outras palavras, um lixo total. E esse é um dos fatores principais desse desastre!

Quando você precisa criar algo e se depara com limitações, é aí que a coisa começa a ficar interessante! Não as veja como empecilhos para sua criação, mas como um aliado.

Seja como um rio, que se adapta ao terreno, criando cursos únicos, muitas vezes levando pessoas a visitar essas obras primas da natureza.

Vamos supor que você queira criar um mundo. Comece imaginando algumas características aleatórias do meio ambiente e estabeleça algumas restrições. Vou fazer aqui um exemplo totalmente aleatório imaginado no momento que estou escrevendo esse artigo:

O meu mundo é um Cubo.

Note que com essa simples informação, perguntas começam a surgir na sua mente. Por que é um cubo? Um cubo feito de que? É um mundo único ou existem outros!

Um cubo feito de água no espaço sideral! As faces do cubo são um poderoso campo de força!

Parece um aquário no espaço né? Humm, poderia ser o aquário de alguma espécie alienígena! Um lugar onde espécies marítimas de vários planetas diferentes são levados para serem apreciados! E se esses seres confinados nesse aquário espacial forem inteligentes? Retirados de seu habitat para viver com outras espécies. Eles se alimentariam como? Seriam alimentados? Haveria conflitos?
Quanto mais informações e limitações você adicionar, mais e mais seu cérebro buscará soluções criativas para as perguntas que surgirão.

Outro ponto importante é buscar referências, e isso é muito importante, principalmente se sua história é dentro de um universo preexistente.

Portanto, da próxima vez que der um branco, saiba que é apenas liberdade demais te atrapalhando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.